Deixe o automóvel em casa e pegue na bicicleta

O desafio é interessante e promete pôr toda a gente a repensar a forma como se desloca para o trabalho, para uma ida às compras, ou até mesmo para um simples passeio. A mensagem é simples: poupe o ambiente e contribua para um planeta mais verde e sustentável. Este ano são oito os municípios algarvios que aderiram à Semana Europeia da Mobilidade, o dobro dos inscritos em 2015. Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira vão ter muitas actividades programadas durante esta semana. Em Lagoa, o município, já está a ultimar os preparativos para  a semana europeia de mobilidade que arranca hoje, 16 de Setembro e se estende até ao dia 22 de Setembro. Percursos pedestres e de bicicleta, ruas transformadas em zonas de passeio, lugares de estacionamento cedidos a criações artísticas e o lançamento de infraestruturas de incentivo à deslocação sobre duas rodas são exemplos do que vai poder contar nesta semana que pretende consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente.
Em Lagoa pode contar com os seguintes eventos:

Park(ing) Day (16/09) – Evento global anual onde artistas, designers e cidadãos são convidados a transformar lugares de estacionamento em pequenos parques públicos temporários, sob a coordenação da AMAL, a realizar entre as 10h e as 16h, na Praça da República em Lagoa, na Ponte antiga, em Ferragudo e no Largo da Praia, em Carvoeiro.

Marcha Corrida de Estômbar (18/09)Integrada nas Semanas Europeias do Desporto e da Mobilidade 2016, inicia o calendário regional 2016-17 do Instituto Português do Desporto e Juventude, que a organiza com o apoio da Câmara Municipal. A partida será dada às 10.00h, para dois percursos – um de 5 km e outro de 9,5 km – pelas redondezas da vila de Estômbar e as vinhas da adega Quinta dos Vales, ambos com abastecimento de água e fruta.

Feira da Mobilidade (17 a 19/09) – A Escola de Trânsito, em Lagoa, visa sensibilizar para as questões da mobilidade, promoção da segurança rodoviária e apresentação/utilização do espaço daquela escola. A atividade destina-se a famílias com crianças até aos 14 anos, que a Câmara Municipal convida a trazerem bicicletas, patins, skates e trotinetes e a virem divertir-se em segurança, podendo também utilizar os equipamentos disponíveis. Para os pais haverá uma pequena exposição/apresentação dos projetos de mobilidade que a Câmara está a desenvolver e umas zonas de estar que convidam a descontrair. A Feira realiza-se nos dias 17 e 18 entre as 10h e as 13h e as 15h e as 19h e, no dia 19, entre as 15h e as 19h.

Dia Europeu sem Carros (22/09) – Decorre em Ferragudo, no final da Rua Infante Santo junto ao Mercado e na muralha onde, para além da promoção da mobilidade, haverá atividades diversas para os mais pequenos.

Paralelamente às iniciativas do Dia Europeu Sem Carros, será inaugurado o Percurso Seguro de Estômbar, e a apresentação do Percurso Seguro de Lagoa.

Também a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve consciente da importância desta iniciativa desenvolveu uma plataforma online que permite ver num só local o programa de iniciativas de todo o Algarve (www.vamus.pt/eventos). Além desta ferramenta online, a AMAL promove, também, acções para a mobilidade durante o ano inteiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.