Em Fevereiro todos os caminhos vão dar à Capital da Laranja

Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da 1ª mostra “Silves Capital da Laranja”, que abre portas no próximo dia 17 de fevereiro, na Fissul em Silves e termina no dia 19 e é promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS).
Este evento surge, igualmente, como mais uma iniciativa promovida pela autarquia para consolidar a marca, que foi apresentada no passado dia 9 de abril de 2016 e que tem vindo a ser dinamizada desde então, em diversas ações, das quais se destaca o “Fim de Semana com sabor a Laranja”, que decorreu em novembro de 2016.
«Voltamos a vincar, com a realização deste evento, uma posição relativamente à produção dos citrinos e à afirmação desta marca que nos parece determinante: em Silves a laranja e demais citrinos são um símbolo de qualidade», explica Rosa Palma, Presidente da CMS e reforça: «Para além disso, damos um espaço aos citricultores para poderem chegar a vários públicos e, sobretudo, para poderem discutir, partilhar e analisar os problemas que afetam este sector e que merecem uma particular atenção no nosso concelho e ao qual queremos dar visibilidade e notoriedade».
Assim, produtores, empresas ligadas à comercialização de maquinaria e produtos fitofarmacêuticos terão, neste certame, a possibilidade de poder dar a conhecer o seu trabalho e de debater os seus problemas, já que um dos momentos mais importantes da “Silves Capital da Laranja” será a conferência “Laranja XXI” que reunirá, no dia 17 de fevereiro, reputados especialistas na área da citricultura, quer nacionais quer estrangeiros. Temas como o “Financiamento no âmbito do PDR2020”, “A qualidade dos citrinos do Algarve: Ameaças, desafios e oportunidades” ou a “Produção de citrinos em modo Biológico na Andaluzia” são apenas alguns dos temas em destaque nesta ação, que terminará com uma mesa redonda, pelas 16h30, para o debate sobre a “Produção, Comercialização e Distribuição de Citrinos no Algarve”.
Para além do debate sobre as questões agrícolas, o certame terá outros momentos de animação, entre os quais se destaca o concerto do grupo Deolinda, que atuará no palco principal da Fissul no dia 18, pelas 21h30. O fado e a música tradicional portuguesa também marcarão presença, nomeadamente pelas vozes de Argentina Freire, conhecida fadista que atua pelas 21h00 do dia 17 e do grupo Vá de Viró, que estará na Fissul no dia 19, às 16h00, encerrando o programa musical do evento.
Para além destes grupos e da animação de rua que será constante, os Agrupamentos de Escolas do Concelho participarão com momentos musicais dinamizados pelos alunos e docentes.
Outro dos momentos altos desta atividade será o “Concurso Regional de Cocktails”, que decorrerá ao longo do dia 18, revelando os melhores profissionais de bar da região. Dinamizado pela Associação de Barmen do Algarve, com o apoio da autarquia, o concurso terá provas que poderão ser acompanhadas por quem visitar a Mostra durante a tarde e trará, ainda, dois workshops, durante a manhã: “Mixologia com laranja” e “Água Castelo e o seu uso com citrinos”. Os vencedores serão agraciados com o troféu “Silves Capital da Laranja”.
A gastronomia também marcará presença, nomeadamente com um showcooking, dinamizado pelo Chef Luis Santos e com a presença de alguns espaços de restauração, que trarão os sabores e os aromas da laranja e demais citrinos aos visitantes.
Artesanato, muita festa e alegria, completam o cenário desta 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja”.
Este evento conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul.
São media partners do evento: Jornal Barlavento, Terra Ruiva, Rua FM
+ info: email: capitaldalaranja@cm-silves.pt | tel. 282 440 800

Vídeo promocional aqui

 

PROGRAMA DO EVENTO:
Sexta-feira, dia 17 de fevereiro
10h00 – Abertura do Conferência “Laranja XXI” e da Mostra
10h300 (aproveitando o coffee break da conferência) – Abertura oficial da mostra “Silves Capital da Laranja”
11h00 – Reinício do Conferência “Laranja XXI”
12h30 | 14h00 – Pausa para almoço da Conferência “Laranja XXI”
21h00 – Noite de fado, com Argentina Freire
23h00 – Encerramento da feira
Ao longo do dia: Atuação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho

Sábado, 18 de fevereiro
10h00 – Abertura da Feira
10h00 – Início do Concurso Regional de Cocktails, com a realização de dois workshops: Mixologia com laranja e Água Castelo e o seu uso com citrinos
11h00 – Animação para crianças
12h30 | 14h30 – Pausa para almoço do Concurso Regional de Cocktails
15h00 – Atuação dos “Jovens Talentos do Concelho”
15h00 – “CELTONITA”; o que é? Seu contributo para uma citricultura de alto rendimento, pelo Engº Filipe Ferreira – Zeocel/SulScala
16h00 – Apresentação de produtos – “Sistemas de Informação no Apoio à Agricultura” – empresa Aquagri
19h00 – Conclusão do Concurso Regional de Cocktails
20h30 – Entrega dos prémios do Concurso Regional de Cocktails – Prémios Silves Capital da Laranja
21h30 – Atuação dos Deolinda
23h00 – Encerramento da feira

Domingo, dia 19 de fevereiro
10h00 – Abertura da Feira
10h00 – Partida da Marcha dos Namorados (Piscinas Municipais de Silves)
11h00 – Atuação dos “Jovens Talentos do Concelho”
12h00 – Chegada dos participantes na Marcha dos Namorados (Fissul)
14h00 – Atuação do Grupo de Cantares “Os Laranjinhas”
15h00 – Atuação do Rancho Folclórico de SB Messines
15h00 – “O futuro da apicultura em Portugal” – CNA/Viver Serra
15h30 – Showcooking com o Chef Luís Santos
16h00 – Atuação do Grupo “Vá de Viró”
18h00 – Encerramento da Feira

Todos os dias:
. Animação de Rua
. Exposição de máquinas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.