Ministra da Cultura encerra Encontros Internacionais da Política e da Imagem de Lagoa

Começam hoje, 15 de Janeiro, os Encontros Internacionais da Política e da Imagem de Lagoa, um evento que junta diversos especialistas em torno de uma Lagoa moderna e cosmopolita. Estes encontros desenvolvem-se no âmbito da instalação da CASA DA CIDADANIA e da criação do MUCID – Museu Digital da Cidadania e dos Movimentos Sociais nos antigos Paços do Concelho. Os visitantes poderão ter a oportunidade de ver ainda diversas exposições de fotógrafos consagrados.

O fotógrafo Paulo Catrica, trabalhou sobre arquitetura e as formas de habitar, resultando este seu projeto na exposição Prospectus. No dia 15 de janeiro, pelas 19h45 pode assistir à inauguração da exposição no Centro Cultural Convento de São José.

O fotógrafo Augusto Brázio, trabalhou sobre o turismo e a indústria turística e a sua exposição tem o título “Os filhos do sol: a busca do idílico”.
Os ensaios fotográficos estão expostos no Centro Cultural Convento de São José a partir de dia 15 de janeiro com inauguração ás 19h45.

A fotógrafa Lara Jacinto, desenvolveu um projeto sobre trabalhadores migrantes, resultando este na exposição Paraíso. Descubra as imagens deste trabalho na exposição a inaugurar no dia 15 de janeiro pelas 19h45 no Centro Cultural Convento de São José.

O fotógrafo Valter Vinagre documentou as confissões religiosas presentes em Lagoa e o seu trabalho intitula-se Corações ao Alto. A exposição será inaugurada no dia 15 de janeiro pelas 19h45 no Salão Paroquial da Igreja da Nossa Senhora da Luz.

Para esta edição foi também convidado o fotógrafo João Pina, que vem mostrar um trabalho que tem em curso na Colômbia sobre refugiados venezuelanos. Este projeto designa-se por ‘Caminantes’.

As primeiras três exposições estarão patentes no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa. A de Valter Vinagre poderá ser vista no Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, Igreja Matriz de Lagoa. E a exposição ‘Caminantes’ estará na Sala das Sessões dos antigos Paços do Concelho.

Para as conferências dos Política&Imagem de 2020, foram convidados Alejandro Castellote, Curador Independente e criador da Photo España, o Filósofo Mário Santiago Carvalho e o Jornalista da Antena 1 José Manuel Rosendo.

As três mesas redondas agendadas serão sobre como documentar o mundo, o diálogo interconfessional e as migrações no séc. XXI. No dia 15 serão lançados os cadernos da Casa da Cidadania com os projetos fotográficos resultantes das residências artísticas e apresentada a medalha Cross-Border, da autoria do mestre-escultor e medalhista José Teixeira. No dia 16, quinta-feira, data comemorativa da criação do Concelho de Lagoa, haverá uma sessão comemorativa, presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, onde se fará a apresentação do desenvolvimento do projecto Casa da Cidadania.

De quarta-feira, dia 15, a sexta-feira, dia 17, no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, serão projetados uma seleção de filmes de Sérgio Tréfaut, entre os quais Raiva, o seu último, e premiado, filme, que serão apresentados pela Antropóloga Ana Machado.

A abertura, no dia 15, contará com a presença da Diretora-Regional da Cultura do Algarve,  Adriana Freire Nogueira, e o encerramento dos Política&Imagem 2020 contará com a presença da Sr.ª Ministra da Cultura, Graça da Fonseca.

O programa pode ser consultado aqui

Programa para o dia 15 de Janeiro:

18h00 – Abertura institucional dos Política&Imagem2020, com a presença de Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, de Paulo Lima, Coordenador do Projeto Casa da Cidadania e dos Política&Imagem2020, de Augusto Brázio, Fotógrafo, Curador para a área da fotográfica da edição de 2020 dos Política&Imagem, com a presença de Adriana Freire Nogueira, Diretora da DRCAlg – Direcção Regional de Cultura do Algarve.
Local: Auditório do Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa

19h00 – Conferência “A rebelião das imagens” por Alejandro Castellote, Curador Independente.
Local: Auditório do Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa

19h45 – Abertura das exposições com ensaios fotográficos de Paulo Catrica, de Augusto Brázio e de Lara Jacinto (Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa), de Valter Vinagre (Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Luz) e de João Pina (antigos Paços do Concelho de Lagoa), com a presença dos autores.
– Apresentação da medalha Cross-Border dos Política&Imagem2020 pelo Mestre Escultor e Medalhista José Teixeira.
– Lançamento da coleção Ma – ni – fe – sto, edição Casa da Cidadania, seguido de um Lagoa de Honra.
Local: Antigos Paços do Concelho de Lagoa

21h30 – Apresentação do ciclo de cinema dedicado ao realizador Sérgio Tréfaut por Ana Celorico Machado, Antropóloga, seguida da projeção do filme Viagem a Portugal (2011).
Local: Auditório do Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.