A Rádio Lagoa “atraca” às sextas-feiras nas praias do concelho de Lagoa

Neste Verão a Rádio Lagoa anda pelas praias do concelho de Lagoa a mostrar o que de melhor o concelho tem para oferecer aos milhares de visitantes que nesta altura do ano escolhem as bonitas praias da costa para passar as suas férias. Já passamos por Carvoeiro, Srª da Rocha, Caneiros, Marinha, Vale de Centeanes, Benagil e na próxima quinta-feira vamos regressar a esta bonita praia para uma emissão especial. Vai ser no próximo dia 9 de Agosto. Um dia depois, 10 de Agosto, chegamos ao Sítio das Fontes em Estômbar para terminarmos esta viagem. A partir das 11h00 levamos até si um programa que aborda diversas temáticas enaltecendo as belezas naturais existentes nesta faixa litoral de cerca de 17 kms.
No dia 22 de junho estivemos na Praia do Carvoeiro, que este ano foi considerada a melhor praia da Europa.
A praia dos Caneiros, no dia 29 de Junho, tendo como pano de fundo o Leixão das Gaivotas, um pequeno ilhéu classificado de Zona de Proteção Especial e como uma IBA (área importante para aves e biodiversidade).
A 6 de Julho o terceiro programa foi feito da Praia da Senhora da Rocha, um pequeno areal banhado por águas límpidas e tranquilas. Abrigada pelos promontórios, diz a lenda que numa rocha que entra pelo mar para os lados de Porches, a Santa Virgem se elevou por muitas vezes em socorro e alívio daqueles que no mar se encontravam necessitados e ai foi erigida uma ermida em sua honra.
No dia 13 de Julho estivemos na emblemática praia da Marinha.
Falar de uma praia que anda, literalmente, nas “bocas do mundo” é complicado, por isso o melhor é fazer eco do que o mundo diz sobre a Praia da Marinha:
“cortar a respiração” e “um refúgio cor de mel à confusão do Algarve”, é o que se pode ler num artigo recentemente publicado pela CNN, que este ano elegeu este “paraíso” como uma das 52 melhores praias do mundo.
Mas este não é reconhecimento único, a Praia da Marinha desde 1998 que vem arrecadando prémios, tudo devido aos seus valores naturais e singulares e onde o meio aquático envolvente merece igualmente destaque para os amantes do mergulho.
A 20 de Julho estivemos na Praia de Vale Centeanes, praia encaixada em arribas imponentes, dominada a poente e nascente por promontórios.
Se por um lado os ambientes emersos ao longo da costa exibem a curiosa vegetação, típica dos ambientes mediterrânicos da região, por outro, o mar esconde explosões de vida impressionantes, ao alcance de qualquer mergulhador apenas munido de máscara e barbatanas.
A 27 de Julho a “Rádio Lagoa na praia” assentámos arraiais na encantadora Praia de Benagil, vizinha da famosa Praia da Marinha.
À semelhança da Praia da Srª da Rocha, aqui também a comunidade piscatória remonta a tempos idos e a verdade é que a pesca persiste nesta povoação e serviu de âncora para um turismo de mar que descobriu em Benagil uma das pérolas do Algarve. É aqui perto que se encontra uma das grutas mais famosas do mundo: o Algar de Benagil.
No dia 3 de Agosto, a “Rádio Lagoa na praia” foi até à zona mais a poente do concelho de Lagoa, a Praia Grande em Ferragudo, para redescobrir mais outra pérola, esta situada em pleno estuário do Rio Arade aos pés de Ferragudo, paredes meias com o Castelo de São João do Arade, rodeada de arribas muito ricas em fósseis marinhos.
A 10 de Agosto, a nossa última paragem, antes do arranque da Fatacil2018, vai ser o deslumbrante Sítio das Fontes, perto da Vila de Estombar, que dada a sua beleza natural e importância ecológica, é muito procurado para atividades de lazer e onde podemos encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica, como o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa e ainda planos e linhas de água. Ótimo local para um piquenique, num ambiente bastante agradável.

Veja aqui os momentos especiais deste programa:

Rádio Lagoa na Praia Grande – Ferragudo
Rádio Lagoa na Praia Grande – Ferragudo
Rádio Lagoa na Praia Grande – Ferragudo
Rádio Lagoa na Praia Grande – Ferragudo
Rádio Lagoa na Praia de Vale de Centeanes
Rádio Lagoa na Praia de Vale de Centeanes
Rádio Lagoa na Praia da Marinha
Rádio Lagoa na Praia da Srª da Rocha
Rádio Lagoa na Praia da Srª da Rocha
Rádio Lagoa na Praia dos Caneiros
Rádio Lagoa na Praia dos Caneiros
Rádio Lagoa na Praia dos Caneiros
Rádio Lagoa na Praia dos Caneiros
Rádio Lagoa na Praia dos Caneiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.