Agosto é o mês da…..Fatacil!

Em Agosto todos os caminhos vão dar ao Algarve. O mês de Agosto é o mês de férias por excelência dos portugueses. E não há quem não queira descansar uns dias no Algarve. Apanhar sol, dar uns mergulhos nas paradisíacas e premiadas praias do sul do país, beber um copo com os amigos numa esplanada à noite ou dar um saltinho aos inúmeros eventos que inundam a região do barlavento ao sotavento são algumas das “tarefas” dos veraneantes. E na longa lista de feiras há uma quase obrigatória.
A Fatacil, em Lagoa, é já uma feira de referência, considerada a maior do género no sul do país promovendo as artes tradicionais já quase extintas e apostando nos concertos com artistas de renome nacional. E este ano promete atrair milhares de visitantes pois comemora 39 anos de história e de sucesso dando nesta edição destaque à educação. Ao longo dos dez dias do evento o público poderá aprofundar o seu contacto com o tema.
A Câmara Municipal da Lagoa assume a liderança da 39ª edição da FATACIL e reafirma o certame como o maior evento do verão algarvio e centro de dinamismo económico da região.
Nesta 39ª edição a Fatacil destaca uma vez mais os vinhos da região e aposta na valorização da gastronomia local. E neste campo as atenções viram-se para as 7 Maravilhas da gastronomia, já que Lagoa está em concurso nas “7 Maravilhas à Mesa”.
Mas há muito mais para ver. Espalhados por todo o recinto, cerca de 700 expositores divulgam produtos suscetíveis de satisfazer um vasto espectro de interesses. Os apreciadores de artesanato português, e algarvio em particular, têm aqui uma mostra bastante variada. Desde artigos de tecelagem aos cobres e ferro forjado, passando pelas rendas, objetos em madeira, olaria e cerâmica, peças em cortiça, vime e cestaria, ou as tipicamente algarvias bonecas de Martim Longo e Querença. De tudo se pode encontrar, com a garantia de qualidade dos melhores artesãos. Da mesma forma, quem pretende levar para casa exemplos da tradicional gastronomia algarvia descobre na FATACIL os genuínos enchidos (morcelas e farinheiras) e presuntos; doces regionais à base de figo, amêndoa e farinheira; frutos secos; aguardente de medronho e licor de figos ou saborosos queijos de ovelha.
É também possível encontrar artesanato proveniente dos cinco continentes, assim como as mais recentes novidades dos sectores comercial, industrial e agro-pecuário. E é a oportunidade ideal para conhecer o que têm para oferecer e como funcionam entidades tão distintas como autarquias, escolas, instituições de solidariedade social,
organismos da administração central e regional, coletividades e regiões de turismo.
Nesta feira de artesanato, também se pode desfrutar de boa música enquanto se aprecia a variedade de pratos típicos nos vários restaurantes situados no recinto musical.
Os concertos são sempre o ex-líbris da feira. Este ano o cartaz é composto por nomes como Gabriel o Pensador, Mariza, Virgul,  HMB, José CID, Quim Barreiros, Amor Electro, Carolina Deslandes, Richie Campbell, C4 Pedro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.