Centro de Congressos do Arade acolhe cidades educadoras

Lagoa é este ano a anfitriã do VIII Congresso Nacional das Cidades Educadoras que irá decorrer entre 15 e 18 de maio no Centro de Congressos do Arade.

O programa deste Congresso pretende reforçar e valorizar três dimensões distintas, que concorrem em diferentes patamares para a realidade das nossas cidades: a política, a técnica e a da investigação académica.

Para refletir e afirmar estas dimensões, o programa prevê como pontos altos do VIII Congresso Nacional, duas mesas de autarcas, nos dias 15 e 17 de maio, a participação de conferencistas de prestígio nacional e internacional que trarão a debate os temas “Criar (na) Cidade”, “Periferias” e “Cidades e redes”, bem como, a apresentação de estudos académicos de Instituições de Ensino Superior.

De sublinhar ainda que este será o primeiro Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras que contará com jovens vindos de todo o território nacional e ilhas que terão a oportunidade de participar em diversas atividades e que serão envolvidos no processo de criação de propostas que melhorem as nossas cidades e a nossa sociedade.

Mostrando-se essencial capacitar os jovens para que estes se tornem agentes ativos e dinamizadores das suas comunidades, este será o espaço ideal para refletir os territórios, identificando as suas oportunidades e desafios e partilhar com os seus pares, ideias e experiências para potenciar as mesmas.

O Congresso reserva ainda espaço para um programa cultural a decorrer no dia 18 de maio, o percurso performativo “Um Rio… de Encontro ao Mar”, que convida os participantes a conhecer a identidade de alguns locais de Lagoa através de uma viagem pelas memórias, lendas, contos e espíritos enraizados no imaginário coletivo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.