#EstudoEmCasa. RTP Memória começa a leccionar no dia 20 de Abril

As férias da Páscoa estão quase a terminar e os alunos vão ter um final de ano escolar atípico. O 3º período lectivo arranca já no dia 14 de Abril e os alunos vão passar a ter aulas em casa devido à pandemia que se vive actualmente e que implicou a adopção de diversas medidas, entre elas o encerramento de escolas. De forma a minimizar o impacto que o ensino à distância tem junto de muitas famílias, sem acesso à internet, o governo resolveu implementar a telescola. Desta forma a RTP Memória vai funcionar como uma sala de aula, mas em contexto diferente. O aluno, confortavelmente instalado na sua casa, vai assistir às aulas ministradas através da televisão. Os conteúdos pedagógicos são organizados tendo em conta os diferentes anos lectivos, de forma a complementar o trabalho dos professores com os seus alunos.
A “nova telescola”, que agora terá o nome de #EstudoEmCasa, arranca no próximo dia 20 de Abril e vai ocupar a grelha das 9h00 às 17h50, de segunda a sexta-feira. Os conteúdos pedagógicos estão agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano.
À exceção das aulas de educação artística, que se destinam a todos os alunos, a grelha está organizada por escolaridade e a parte da manhã está reservada às aulas do 1.º ao 6.º ano, enquanto os conteúdos para os alunos do 7.º ao 9.º ano são transmitidas à tarde.
Os diferentes anos são agrupados em grupos de dois e, por isso, os alunos do 1.º ano vão partilhar a matéria com os alunos do 2.º ano, à semelhança dos alunos dos 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos e 7.º e 8.º anos, sendo a excepção as aulas do 9.º ano.
A programação vai incluir disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos. Já os alunos 1.º ciclo vão ter trinta minutos semanais de leitura e para os 5.º e 6.º vai haver “oficina de escrita”.
A cidadania é transversal a todos os anos de escolaridade e vai ser abordada no contexto de várias disciplinas, como Estudo do Meio, História, Geografia ou Ciências Naturais.
Em comunicado, o Ministério da Educação explica que a emissão do #EstudoEmCasa na RTP Memória vai permitir alcançar a generalidade dos alunos, ultrapassando alguns dos constrangimentos no acesso ao ensino que têm sido denunciadas por pais, professores e directores escolares ao longo das ultimas semanas.

Veja aqui a grelha de programação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.