“No Algarve seja Algarvio: SEPARE” vence Grande Prémio APCE 2020

Foi a melhor prenda de aniversário que a Algar poderia receber no ano em que celebra os seus 25 anos de existência. A empresa, responsável na região do Algarve pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos, venceu o Grande Prémio APCE, na categoria de “Campanha Externa Serviços: Setor Terciário” com a campanha “No Algarve seja Algarvio, separe!”, onde eram também finalistas os projetos das empresas AGEAS, Randstad e Simas de Oeiras e Amadora.
A divulgação foi realizada pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE), que voltou assim a distinguir a excelência na estratégia da comunicação organizacional, premiando as empresas e instituições nacionais, de diversos sectores de atividade, pelas iniciativas de comunicação realizadas durante o último ano, eleitos por um júri independente. Os vencedores foram premiados de acordo com 24 categorias.

“No Algarve seja Algarvio: SEPARE”

A Algar lançou a campanha de sensibilização sobre a separação seletiva, no Verão de 2019, com o objetivo de incentivar a utilização dos ecopontos por residentes e visitantes da região do Algarve durante a época balnear, com o conceito: No Algarve seja Algarvio, separe!
Para um Algarvio ir ao Ecoponto significa preservar a sua terra, uma vez que os materiais recicláveis que podem ser colocados no ecoponto não são depositados em aterro. Significa também um motivo de orgulho regional, sobretudo devido aos resultados das quantidades de recicláveis encaminhadas anualmente, per capita, face aos valores apresentados nas restantes regiões do país.
Para um visitante da região, a questão da reciclagem é algo do dia-a-dia, onde o hábito de separar em casa poderá já estar enraizado. No entanto nas férias, essa boa prática muitas vezes cai no esquecimento.
A campanha evidencia assim o orgulho dos Algarvios face aos bons resultados da reciclagem e apela aos visitantes que se desloquem ao ecoponto, transmitindo também que no Algarve a reciclagem se leva muito a sério.
As imagens da campanha assentam no património do Algarve (universo mais turístico), nomeadamente: cultura, gastronomia, clima e beleza natural, reiterando/renovando a mensagem “SEPARE”, conforme exemplo a seguir:

  • Reciclar também é a nossa praia ….. Os Algarvios têm mais de 3500 ecopontos disponíveis …. No Algarve seja Algarvio: separe
  • Reciclar também faz parte da nossa natureza …. Os Algarvios separam mais de 38 mil toneladas de resíduos por ano …. No Algarve seja Algarvio: separe
  • Reciclar também faz parte da nossa cultura …. Os Algarvios separam mais de 15 mil toneladas de vidro por ano …. No Algarve seja Algarvio: separe

As imagens escolhidas para ilustrar a campanha são referências visuais do Algarve e permitem facilmente associar a mensagem e o conceito da campanha aos pontos mais atrativos e procurados na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.