Em Lagoa as crianças com necessidades educativas especiais já podem pôr “Mãos na Arte”

Sugestivo, criativo, inclusivo, educativo, especial e com muita matéria para trabalhar. Assim é o projecto “Mãos na Arte” dirigido às crianças com necessidades pedagógicas específicas, que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1º. Ciclo de Ensino Básico das Escolas da rede pública do concelho de Lagoa.


“Mãos na Arte” é uma estratégia pedagógica que pretende dar respostas adaptadas a cada caso, visando o desenvolvimento das competências pessoais, sociais e pedagógicas dos participantes recorrendo a metodologias da educação pela arte. O presidente do Município, Luís Encarnação assegura que “a Câmara Municipal de Lagoa assume, entre as suas prioridades, a inclusão social. Para isso tem vindo a promover um leque diversificado de respostas que vão ao encontro das necessidades dos vários indivíduos e grupos identificados. É nesse contexto que se retoma o projeto “Mãos na Arte”.

Entrando este ano na quarta edição consecutiva, o programa do «Mãos na Arte» 2020/21 começou com uma primeira oficina que teve lugar a 19 de outubro 2020. Até final do ano lectivo estão previstas mais 48 oficinas para crianças e jovens dos Agrupamentos de Escolas Rio Arade e Padre António Martins de Oliveira. Abordando temáticas diversificadas, obras da história de arte, explorando um livro ou as exposições patentes na Escola de Artes de Lagoa, os participantes desenvolvem os seus próprios percursos.

O projecto desenvolve-se na Escola de Artes de Lagoa Mestre Fernando Rodrigues. Este equipamento municipal tem a missão de facilitar o acesso à formação, à prática e à fruição artística de toda a comunidade. A oferta de oficinas artísticas é variada e multidisciplinar. Dirige-se a diferentes faixas etárias facilitando contextos de formação e de expressão da criatividade. No presente ano lectivo abrange cerca de meia centena de crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.