Sitio das Fontes

O Parque Municipal das Fontes, ou Fontes de Estômbar, localiza-se no início e ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do Rio Arade, perto da vila de Estômbar, no concelho de Lagoa e é gerido pela autarquia Lagoense.

É um espaço com cerca de 180.000 m2, com um vasto leque de eco sistemas e onde podemos conviver com as maravilhas da natureza e complementadas pela mão do homem.

Procurado para o convívio e piqueniques, este parque vê o Rio Arade passar por si vindo de Silves a caminho do oceano atlântico.

Das muitas atracções, podemos observar as fontes e nascentes de água doce, durante todo o ano, água que brota das rochas calcárias, limpa e cristalina e que é encaminhada para um antigo moinho de maré, moinho que foi recuperado para memória futura.

Outra atracção é o anfiteatro ao ar livre onde, no verão, à noite, acontecem bons espectáculos.

Para se refrescar, existe uma caldeira, a que chamamos piscina natural, onde a agua é arrecadada na sua passagem, antes de se deslocar para o Rio Arade e depois para o oceano.

Para todo o ano, foi criado um percurso para a prática de exercício físico.

As fontes são também importantes do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de actividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa actividade humana. A antiguidade de pelo menos um deles está documentada no “Livro do Almoxarifado de Silves”, do Século XV, que se refere a uma”(…) azenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (…)”.

Para chegar a este maravilhoso local, pode faze-lo por estrada ou por mar.

Quando vier ao Algarve, não deixe de visitar e, porque não, passar um dia diferente neste local.

Neste caso, terá que levar almoço ou então…levar os ingredientes necessários para a sua confecção no local

E quando quiser saber as temperaturas pode clicar aqui…

http://www.cm-lagoa.pt/meteofontes/

Veja mais fotografias em http://youtu.be/-swjHXxS5sc

Veja no mapa a localização

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.