Dia da Felicidade

Hoje comemora-se o 2º ano do DIA DA FELICIDADE, aprovado pela assembleia-geral das Nações Unidas em 19 de Março de 2012, uma resolução que institui a criação do Dia Internacional da Felicidade, que será assinalado a 20 de Março.
E porque este dia não tem sido muito divulgado, lembramos a “Mensagem da ONU para o Dia”
“Os conceitos gémeos de felicidade e bem-estar representam cada vez mais nas discussões internacionais sobre o desenvolvimento sustentável e sobre o futuro que queremos.
Muitos países estão a ir para além da retórica da qualidade de vida ao incorporar medidas práticas que promovem esses conceitos na sua legislação e formulação de políticas. Estas boas práticas podem inspirar outros países a fim de que a medição e contabilização de bem-estar mais amplo, e não apenas a produção nacional, se torne numa prática universal.
Felicidade pode ter significados diferentes para pessoas diferentes. Mas todos nós podemos concordar que significa trabalhar para acabar com o conflito, pobreza e outras condições lamentáveis em que muitos de nossos companheiros seres humanos vivem.
Felicidade não é uma frivolidade, nem um luxo. É um anseio profundo compartilhado por todos os membros da família humana. Deve ser negado a ninguém e deve estar acessível a todos. Essa aspiração está implícita na promessa da Carta das Nações Unidas para promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e melhores padrões de vida.
Agora é a hora de converter essa promessa em acção internacional e nacional concreta para erradicar a pobreza, promover a inclusão social e a harmonia intercultural, garantir meios de subsistência decentes, proteger o meio ambiente e construir instituições para uma boa governação. Estas são as bases para a felicidade e o bem-estar humanos.
Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.