Lagoa está na final das 7 Maravilhas à Mesa

Lagoa é internacionalmente conhecida como um grande destino turístico não só pela beleza das suas premiadas praias, mas também pela excelência da sua gastronomia e qualidade dos seus vinhos. É precisamente essa riqueza gastronómica que Lagoa pretende deixar vincada no próximo dia 16 de Setembro aquando da eleição das 7 Maravilhas à Mesa, um programa que pretende promover os patrimónios que marcam a nossa identidade nacional.

“Lagoa, sabores com alma” é com este slogan que Lagoa apresenta uma mesa riquíssima de saberes e sabores. À mesa vão estar as Sardinhas da Boa Morte, um petisco muito antigo, consumido pelas gentes da terra no Inverno, que utiliza a salga como uma das técnicas de conservação ancestral. São sobejamente conhecidas as salinas da Mexilhoeira da Carregação. A acompanhá-las vão estar as papas de milho com amêijoas e chouriço, um prato que até meados do século passado constituía a base da alimentação da população mais nobre. Comiam-se em todas as estações e com todos os ingredientes possíveis. Também a compor esta deliciosa mesa vão estar as lulas cheias, um prato que representa uma conjugação entre as freguesias do litoral e interior do concelho de Lagoa. E para finalizar feijão com couve com carne da salgadeira, um prato antigo consumido no Inverno após a matança do porco. A carne era conservada na salgadeira sem se deteriorar para servir de alimento todo o ano. A acompanhar todas estas iguarias os bons vinhos do concelho, com destaque para o premiado Marquês dos Vales. À mesa vão sentar-se o Marquês dos Vales Grace Vineyard Branco 2016 e um Marquês dos Vales Tinto Grande Escolha 2014.

Uma ementa que abre, sem dúvida, o apetite para ligar o 760107046 e votar na Mesa de Lagoa. A final será já no domingo, 16 de Setembro, em Albufeira, a partir das 21h00, com transmissão em directo na RTP1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.