Em Lagoa as Culturas do Mediterrâneo mostram as suas tradições, sabores e artes em mais um Mercado de Culturas à Luz das Velas

De 4 a 7 de julho Lagoa transforma-se numa cidade multicultural. Vai ser possível conhecer e conviver harmoniosamente com povos, costumes e tradições muito diferentes mas que em comum têm o amor e a paixão pelo que de melhor a sua cultura tem para oferecer. Está aí o 6º Mercado de Culturas… À Luz das Velas que este ano volta as suas atenções para as Culturas do Mediterrâneo nas mais diversas vertentes: música, dança, gastronomia, artesanato. As músicas tradicionais de raiz estarão em destaque nos vários cenários do evento com a presença de TERRA TARANTA (Itália), Christos Kanellos (Grécia), Helena Madeira (Portugal), EL LAFF (Marrocos / Espanha) e LAFRA (Croácia / Bulgária / Eslovénia).
A destacar também a presença de um grupo de músicos e GIGANTONES que irão deambular pelas ruas do Mercado de Culturas, e também de RITA SALES reconhecida declamadora de contos do Mediterrâneo. A sala de exposições do Convento de São José irá receber uma extraordinária mostra de “Instrumentos Musicais com História”. Além da exposição, haverá três momentos diários de demonstrações musicais e explicativas de cada instrumento exposto.
A gastronomia do Mediterrâneo também terá um papel preponderante neste evento. Neste sentido, os claustros do Convento de São José irão converter-se numa Taberna Andaluza, com iguarias típicas do sul de Espanha. A destacar a presença de uma “veneciadora” de vinho e de um cortador de “jamón” ibérico.
A novidade nesta edição será a criação de 3 ruas temáticas: rua Árabe, rua de África e rua do Oriente, e também de uma área dedicada às plantas aromáticas do Mediterrâneo.
E porque este é o Mercado de Culturas à Luz das Velas todos os dias milhares de velas serão acendidas, com as quais serão desenhados 40 símbolos relacionados com as religiões, gastronomia, literatura, arquitectura e mitologia do Mediterrâneo, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado, constituindo um espectáculo de enorme beleza visual.
A partir das 19h00 e até às 00h30, o Convento de São José em Lagoa e as e ruas circundantes voltam a ser o epicentro deste evento, com entrada gratuita, que de ano para ano soma visitantes. Nesta sexta edição, são esperadas 50000 pessoas ao longo de 4 noites, que se esperam mágicas, repletas de luz e de boas vibrações. Ao longo de quatro noites, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.