Farol de Alfanzina, há 100 anos a orientar a navegação marítima

Tem lugar no dia 06 de maio, pelas 18h00, a assinatura de protocolo entre o Município de Lagoa e a Associação Sócio-Profissional dos Faroleiros onde será também apresentado o Programa Comemorativo do Centenário do Farol de Alfanzina, com diversas atividades a realizar ao longo deste ano.

Começado a construir em 1919, e em funcionamento desde 1920, há um século que este farol orienta a navegação marítima ao largo de Carvoeiro. De linhas racionais, seguindo os parâmetros construtivos das escolas de engenharia oitocentistas, é parte de um mais vasto role de equipamentos de alumiamento da costa portuguesa. Enquadra-se numa composição arquitetónica clássica, destacando-se o farol ao centro de dois volumes horizontais anexos, com paralelo em faróis coevos como o da Ribeirinha, na Ilha do Faial, ou o do Cabo Sardão, no concelho de Odemira.

De 1920 para cá, o Farol evoluiu e foi intervencionado em algumas ocasiões de modo a não interromper a sua missão de facho-guia à navegação noturna. Valorizar e dar a conhecer este exemplar do património edificado faroleiro, explicando como seria a infraestrutura original e como ela chegou aos dias de hoje, da eletrificação na década de 1950, à construção da estrada de acesso na década seguinte e à automatização e ligação à rede pública nos idos anos 80, são propósitos implícitos ao acontecimento per si materializados no programa comemorativo “Centenário do Farol de Alfanzina (1920-2020)”, iniciativa do Município de Lagoa e da Associação Socioprofissional dos Faroleiros.

Nestas comemorações, que contam com o apoio da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional – Direção de Faróis e o envolvimento de várias entidades locais, cabe um conjunto de atividades diversas, tais como exposições, palestras, tertúlias, performances artísticas e visitas guiadas.

O programa decorre ao longo de 2021, iniciando com a assinatura do protocolo entre os promotores a 06 de maio e encerram no 1º de dezembro de 2021, com a inauguração do memorial de homenagem aos faroleiros que prestaram serviço em Alfanzina.
Pode assistir à assinatura do protocolo via streaming nas redes sociais do município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.